Pavimentação asfáltica:
3 curiosidades
A qualidade da pavimentação asfáltica sempre vem à tona quando nos deparamos com ruas esburacadas, né? Mas você sabe, de fato, o que causa a danificação do asfalto?
Imagem: Freepik
Para facilitar a sua compreensão sobre o assunto, decidimos responder as dúvidas mais frequentes. Se liga!
O que é pavimentação asfáltica?
Voltada para a facilitação da locomoção dos veículos, a pavimentação asfáltica é um conjunto de camadas composta por ligantes asfálticos betuminosos que permitem que o solo seja impermeável a água e pouco reativo.
Quais são as camadas da pavimentação asfáltica?
Existem quatro camadas de pavimentação asfáltica: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. A primeira camada, o revestimento, auxilia na impermeabilização do asfalto, melhora as condições de rolamento e, de quebra, permite que a pavimentação resista ao grande volume produzido pelo tráfego intenso.
Já a segunda camada, a base, permite que ocorra a distribuição adequada do peso dos veículos para as outras camadas.
A sub-base, a terceira camada, complementa a base nos casos em que a base for construída diretamente sobre a regularização.
Por fim, temos a quarta camada, mais conhecida como reforço de subleito. Esta, por sua vez, garante a espessura do asfalto, melhora o suporte do subleito e reduz a espessura da sub-base.
O que é um asfalto ruim?
Uma pavimentação asfáltica com qualidade duvidosa é aquela que não possui uma boa drenagem e nem um planejamento adequado, com o uso de materiais de boa qualidade.
Normalmente, as ruas esburacadas que costumamos ver por aí é resultado de uma manutenção incorreta, onde são feitas camadas subdimensionais com grandes espessuras, a fim de reduzir os custos.
A EMPRESA
CONTATO
Telefone (17) 3631 1222
WhatsApp (17) 99706-0603
Email: jr@jrsantafe.com.br
CNPJ: 65.472.078/0001-54